domingo, 31 de julho de 2011

Mostrando o pau

         Se, na Constituição Federal, “a busca à felicidade” se tornar mesmo um objetivo em que o Estado e a sociedade se comprometem a “oferecer condições para”, uma troncuda cultura precisará ser demolida entre retoques e plásticas.
         A Proposta de Emenda à Constituição nº19 (PEC da Felicidade), de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), possui alinhamento com a compreensão da ONU de que a felicidade é “um objetivo humano fundamental”.
         Eu caço meios para conseguir a minha. No Congresso tem parlamentares que cassam esses meios. Ou eu chamo esses sujeitos de maioria e provoco indignação de políticos que se digam dignos do posto que ocupam ou os chamo de mais fortes que os demais colegas – os bonzinhos.
         As bancadas ruralista e evangélica sofreram um inchaço e contam com quase 190 participantes. Na prática, isso significou lobby em discussões como sobre Código Florestal, trabalho escravo, latifúndios, cota de participação de mulheres no parlamento, aborto, crimes contra homossexuais.
         Quanto mais cheias, mais poder é imputado a tais alas. Têm natureza conservadora e são determinantes para subida e queda das leis. Consigo enxergar com nitidez lucros puxados para os dois grupos. O antidemocratismo do fato é que esse conjunto panfletista é parte e fatura como se fosse o todo social.
         A tacanharia pode ser vomitivamente contemplada na aptidão dos dois grandes grupos suprapartidários para governarem em favor de si e na inépcia dos mesmos no que dita a combater a corrupção. Antes disso, promovem-na. Os casos vergonhosos da primeira metade do ano, a meu ver, são: as vaias disparadas por ruralistas quando falado na tribuna da Câmara sobre a morte do casal de extrativistas em Nova Ipixuna (PA); e as negociatas de Anthony Garotinho, vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica e réu condenado pela Justiça a dois anos e meio de prisão por formação de quadrilha.
         Tendo acabado de matar a cobra, nada mais possível que mostrar o pau e a linhagem de políticos dos céus e da terra, capazes de fazer brochar a felicidade de ambientalistas, ativistas de direitos humanos e, provavelmente, também a sua...




Nenhum comentário:

Postar um comentário